ERASTO GURGEL BANHOS viveu intensa e alegremente de 1919 a 1991. Meus agradecimentos especiais à D. Odete (viúva) e aos filh@s Celia, Nice, Vavá e Eliton Banhos que, amorosamente, cederam material e depoimentos valiosos para o blog.
O blog é em homenagem à vida e à obra deste grande ser humano que há 27 anos foi brincar em outras paragens, à beira d'água. Viva o Palhaço Alecrim, Viva Erasto Banhos, sempre!!!

sábado, 8 de janeiro de 2011

O Palhaço Alecrim por um Palhaço Trovador

"Erasto Gurgel Banhos, o palhaço Alecrim, de Belém do Pará iniciou sua carreira em 1962, por intermédio da sobrinha, Tacimar Cantuária, que o convidou para atuar como palhaço na TV Marajoara, recém inaugurada. O nome Alecrim da Beira do Rio é uma homenagem à mãe e refere-se ao bairro em que a família morava, na cidade de Natal (RN). Antes de entrar para a televisão, foi ator de comédias, viajando com a companhia de sua família por várias cidades brasileiras. Trabalhou também no rádio, fazendo programas humorísticos: "Bonde da Alegria" e "A Sorte Encontrou seu Endereço" na Rádio Clube do Pará. Em um desses programas, "Os Apuros de um Velhote", atuou ao lado de Iracema Oliveira, conhecida personagem do rádio e das tradições populares paraenses, ainda em atividade."  Marton Maués

Para saber mais acesse a tese de mestrado de Marton Maués, do Grupo de Palhaços Trovadores de Belém do Pará em http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1550.

3 comentários:

  1. Nossa!...Nunca esqueci do Palhaço Alecrim. As tardes eram só de alegria pra mim. Que saudade eu tenho da minha infância em Belém do Pará. Nunca imaginei que eu viesse morar aqui no Rio Grande do Norte(Parnamirim) e conhecer o bairro que inspirou seu nome. Enfim eu na verdade achava que o nome dele vinha do nome Alerquim que pra mudar, usava Alecrim.

    ResponderExcluir
  2. Querida Yeda: o nome correto é Alecrim da Beira D'Água!
    Grato pelo comentário!!!
    abraços fraternos,

    Jonas Banhos

    ResponderExcluir