ERASTO GURGEL BANHOS viveu intensa e alegremente de 1919 a 1991. Meus agradecimentos especiais à D. Odete (viúva) e aos filh@s Celia, Nice, Vavá e Eliton Banhos que, amorosamente, cederam material e depoimentos valiosos para o blog.
O blog é em homenagem à vida e à obra deste grande ser humano que há 27 anos foi brincar em outras paragens, à beira d'água. Viva o Palhaço Alecrim, Viva Erasto Banhos, sempre!!!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Palhaço Alecrim e seus parceiros da alegria


Palhaço Alecrim


Palhaço Alecrim e Palhaço Nequinho

Palhaço Alecrim e Mágico Shamon

Emília e Palhaço Alecrim

Palhaço Carequinha e Palhaço Alecrim

Palhaço Alecrim e Palhaço Carequinha

Abaixo transcrevo  trecho do Jornal O Estado do Pará, de Domingo, 5 de agosto de ano desconhecido, com o título "O Show terminou. Com ele, o sonho de glória.":

Antes de começar a trabalhar, em outubro de 61, ele (Alecrim) assistiu dois programas, para ver a dupla que atuava, e que "não estava lá muito bem; o Nequinho era um palhaço que viajava em circo, mas não era especialista em trabalhar com com crianças". Diz Alecrim que a dupla para ser engraçada tem que ter um elemento que prepare a brincadeira, e outro que de o desfecho. Essa sua opinião lhe valeu de Nequinho a indicação para dirigir o trabalho da nova dupla: "- Já vi que tu entendes disso; tu passas a comandar. Quem dá o desfecho é o engraçado, e eu sou engraçado; então tu preparas, e eu dou o desfecho".

Combinado isso, veio a questão do nome. Banhos pediu para fazer uma homenagem a sua mãe, que é do Rio Grande do Norte, e morava então no bairro do Alecrim. Tudo certo. 

A morte de seu companheiro determinou uma mudança no programa. Em vez de fazer brincadeiras para as crianças, Alecrim resolveu fazer brincadeiras com elas. E vieram outros programas: "Vesperal Alegre", "Clube do Garoto" e "Alecrim ao Vivo", antes de começar a trabalhar com o "Carequinha", "que era motorista no Basa". Aí apareceu o "Sítio do Picapau Amarelo" e a boneca Emília, personagem assimilado a seu programa, depois que encontrou, num aniversário, uma garota vestida na pele dessa personagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário