ERASTO GURGEL BANHOS viveu intensa e alegremente de 1919 a 1991. Meus agradecimentos especiais à D. Odete (viúva) e aos filh@s Celia, Nice, Vavá e Eliton Banhos que, amorosamente, cederam material e depoimentos valiosos para o blog.
O blog é em homenagem à vida e à obra deste grande ser humano que há 27 anos foi brincar em outras paragens, à beira d'água. Viva o Palhaço Alecrim, Viva Erasto Banhos, sempre!!!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Resgatando a história e a memória do Palhaço Alecrim




Resgatando um pouco da memória de minha família, resolvi pesquisar sobre meu tio Erasto Banhos, que foi um palhaço em Belém, o Palhaço Alecrim. Alegrava crianças e adultos, em festas, programas de rádio e TV. Não tive oportunidade de conviver com meu tio-palhaço, mas ouvi várias histórias lindas a seu respeito. E como comecei a adentrar o mundo mágico circense, como o Palhaço Ribeirinho, inicio meu mergulho em busca de minhas raízes mais profundas.
Aqui neste blog compartilharei todo o material que encontrar a respeito do Palhaço Alecrim, citando a fonte e contribuindo para tod@s aqueles que quiserem conhecer ou pesquisar sobre a vida deste Palhaço que tanto contribuiu para a educação e a alegria de crianças amazônidas, da década de 60 até o início dos anos 90.
Respeitável público, com vocês o grande Palhaço das águas, da beira do rio, Alecrim!!!
Abraços fraternos,
Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com (envie suas contribuições e deixe seus comentários aqui no blog)

3 comentários:

  1. "Alecrim é um mato cheiroso que dá no sertão
    Serve assim pra por cheiro nas coisas da imaginação..." (Elvio Caio)
    O nosso Alecrim, tenho quase certeza, não quis só homenagear sua mãe pelo bairro do Alecrim, também deve ter escolhido esse nome pq Alecrim pode ser a fusão das palavras alegria - criança - mirim. Alecrim é uma metáfora da alegria infantil. Tive oportunidade de assistí-lo quando ia a Belém em férias e lembro da TV preto e branco com quatro pés em forma de funil alongado. Abraço de Ourém. Arlindo Matos

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa análise amigo. O nosso Alecrim que era de todo o Pará, foi mesmo tudo isso.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o palhaço alecrim no programa tv cidade com Everaldo Lobato em Belém Pará só resta saudades

    ResponderExcluir