ERASTO GURGEL BANHOS viveu intensa e alegremente de 1919 a 1991. Meus agradecimentos especiais à D. Odete (viúva) e aos filh@s Celia, Nice, Vavá e Eliton Banhos que, amorosamente, cederam material e depoimentos valiosos para o blog.
O blog é em homenagem à vida e à obra deste grande ser humano que há 27 anos foi brincar em outras paragens, à beira d'água. Viva o Palhaço Alecrim, Viva Erasto Banhos, sempre!!!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Palhaço Nequinho e Alecrim no Blog Pelas Ruas de Belém

Posto aqui mais uma matéria que encontrei na internet sobre o Palhaço Alecrim e seu terno parceiro, o Palhaço Nequinho. Tá no blog  http://pelasruasdebelem.zip.net/arch2009-03-01_2009-03-31.html, publicação de 13/03/2009:




"E no Jornal Pessoal da segunda quinzena de março, que acaba de chegar às bancas, Lúcio Flávio Pinto qualifica o Pelas Ruas de Belém como um “interessantíssimo blog”. Isso para contar a história da revelação, feita neste espaço, do nome do palhaço Nequinho, talvez o primeiro palhaço de grande popularidade em Belém, fruto da penetração da TV Marajoara, nos inícios da televisão no Estado, 1961 em diante.

Depois de transcrever parte do post que trata do assunto (pode ver esse post clicando aqui) o Jornal Pessoal orienta que “quem quiser mais, vá ao blog, no qual ele (no caso, eu!) vasculha seus enormes arquivos e circula pela cidade com seu olhar de lince”. Menos, menos, eu complemento. Os arquivos, nem tão enormes, até que foram bem selecionados ao longo do tempo, e o olhar anda bem menos lincento do que eu gostaria...



No embalo do tema, reproduzo aqui ao lado uma foto dos palhaços Alecrim e Nequinho, entregando um prêmio a uma criancinha, em pleno programa “Aí vem o circo”, na TV Marajoara. Quem será ela? Publicada em A Província do Pará em setembro de 1963, no suplemento especial pelo segundo aniversário dessa emissora."


[Dalmiro Freitas] [Belém] 
Fernando, voltei a circular Pelas Ruas de Belém. Parabéns! Está excelente. Agora, me tira uma dúvida: a Tacimar Cantuária era irmã do Alecrim? Abraço, dalmiro.




20/03/2009 21:22 


RESPOSTA:
Para que todos tenham conhecimento, aqui está a resposta enviada ao Dalmiro: Segundo o Raymundo Mário Sobral, testemunha ocular da história da TV Marajoara, a Tacimar era sobrinha do Alecrim (Erasto Banhos). Está em carta que enviou ao Lúcio Flávio sobre esse palhaço - e que originou a tal minha pesquisa sobre o Nequinho. Podes ler a carta do Sobral no site do Jornal Pessoal (http://www.lucioflaviopinto.com.br/?p=573#respond) Mas tenho agora outra fonte: a dissertação de mestrado do Marton Maués, na UFBA, registra que ela era efetivamente sobrinha dele. E mais: que foi ela que o levou para a TV Marajoara - Tacimar já trabalhava em rádio desde os anos 1950 e estava na Marajoara quando a TV foi inaugurada. Isso bate certinho com a informação do Sobral. Podes ler esta dissertação em http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1550 Pronto. Enigma desvendado.

2 comentários:

  1. GENTE EU QUERIA IMAGENS DO PALHAÇO NA EPOCA DOS CONCURSOS DO TV CIDADE ( COM MENUDO COVER, DOMINO NEWS, MADONA ETC PODEM ME AJUDAR ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nós ainda não temos esse material Max!!!
      Valeu pela visita ao blog!!

      Jonas Banhos

      Excluir